Friday 30 August 2019

Os perigos de backtesting estratégias técnicas


Os Perigos De Backtesting Estratégias Técnicas


Backtesting é o processo de avaliação de uma estratégia usando dados históricos como entrada, geralmente medindo o desempenho da estratégia ao longo do tempo. É uma técnica popular usada por investidores individuais e profissionais, mas deve ser usada com cautela.


Por exemplo, crescendo cansado do seu patrimônio líquido evaporando durante recessões, você pode decidir backtest possuir o SP 500 apenas quando está acima da média móvel de 200 dias, evitando assim as grandes recessões. Você poderia testar esta teoria em dados históricos para SPY para ver como ele executa. Backtesting esta estratégia revela que evita recessões como planejado, mas também trava-em muitas perdas menores, evitando os rebotes que normalmente acompanham-los. Backtesting ajuda você a perceber que talvez esta não seja uma boa idéia depois de tudo.


Ao testar uma estratégia de temporização em um único patrimônio ou índice, deve-se ter cuidado para garantir que o backtest não use inadvertidamente dados futuros ou coincidentes que não estariam disponíveis para basear as decisões. Caso contrário, backtesting estratégias simples timing é bastante simples.


Backtesting stock-picking estratégias é completamente diferente, repleto de sutis complexidades que podem facilmente levar a conclusões incorretas. A fim de backtest corretamente estratégias de pick-up, uma base de dados histórica completa de todo o mercado de ações é necessária, incluindo as empresas que quer tenham falido ou fundido com outras empresas.


Uma técnica comum entre os investidores individuais é backtest estratégias usando dados históricos para as existências que existem atualmente, que ignora as empresas que se fundiram ou falência. Isto faz com que a "polarização do sobrevivente" No backtest, e resulta em backtests que são excessivamente otimistas.


Quanto mais atrasado for o teste, maior o número de empresas falidas que serão ignoradas e maior será o viés de sobrevivência, especialmente se os resultados forem comparados com índices de ações do mundo real que não têm viés de sobrevivência. Isso também é verdade para as ações de menor capitalização. As ações de pequena capitalização declaram falência com mais freqüência do que ações de grande capitalização e, portanto, terão mais viés de sobrevivência do que ações de grande capitalização.


Embora os retornos das estratégias testadas sejam excessivamente otimistas e não devem ser comparados com os retornos do mundo real, mas o impacto do viés de sobrevivência nas estratégias de escolha de ações pode ser minimizado.


Dado que o viés de sobrevivência muda com o período de tempo em teste e a cotação de mercado das ações testadas, pode ser minimizado pela comparação de duas estratégias na mesma faixa de mercado e no mesmo período de tempo. Como o viés do sobrevivente afeta ambos os backtests, grande parte do viés do sobrevivente será cancelado, deixando apenas o viés que se aplica de forma desigual entre as duas estratégias. A esperança é que este será mínimo, mas nós realmente não temos nenhuma maneira de saber.


Backtesting, um exemplo:


As ações de grande capitalização são o terceiro maior (por posição) todas as ações por capitalização de mercado. Uma vez que o limite de mercado real desses estoques varia ao longo do tempo, o percentil grau (67-100%) é usado para classificar se uma ação cai no balde de grande-tampa.


A estratégia que vamos testar é manter as ações que negociam o maior volume de ações (em média). Ele vai realizar top 50% das ações de grande capitalização, como classificado por volume de negociação média de 3 meses. O período de tempo será desde o verão de 2003. A estratégia igualmente-pesos as ações que ele seleciona.


(Clique para ampliar)


Os sapatos de carta que segurando apenas a metade superior das ações de grande capitalização por volume retornado (em média) 11,2% ao ano. Em contraste, segurando a metade inferior retornou 9,8% ao ano. Apenas segurando todas as ações de grande capitalização retornou 10,5% ao ano.


A coisa importante a lembrar é que todos esses números incluem tendência de sobrevivência. Você não teria realmente obtido 11,2% retorna se você tivesse investido esta estratégia durante o período de tempo. No entanto, há uma boa chance de que você teria out-realizados ações de grande capitalização por uma pequena margem (0,7% = 11,2% - 10,5%).


É provavelmente seguro dizer que a estratégia superou as ações de grande capitalização em 0,7% no período. Se o RSP (um fundo de grande capitalização de igual peso que realmente retornou 8,3% durante o período) é representativo das ações de grandes capitais em geral, então seria razoável supor que a estratégia teria realmente retornado 9,0% durante o período. Se o RSP não é representativo, não há maneira de saber qual seria o retorno total em termos absolutos.


Embora possa parecer que esta estratégia poderia dar melhores retornos do que grandes capitais em geral, é importante observar as características de uma estratégia em ambos os mercados de touro e urso. Por exemplo, durante a Grande Recessão, as ações de grande capitalização retornaram -58,1%, e essa estratégia retornou -62,2%. Isso nos diz que a estratégia simplesmente selecionou ações com maior beta do que grandes capitalizações como um todo. Ações com um beta maior subirão e cairão mais do que seu ponto de referência. Isso significa que a estratégia obtém maiores retornos assumindo riscos maiores.


É razoavelmente fácil obter maiores retornos no mercado, assumindo mais riscos, então não há nada particularmente interessante sobre a nossa estratégia de alto volume. Idealmente, uma estratégia daria retornos mais elevados ao lado, mas teria o mesmo de um risco mais baixo do que o mercado.


Embora backtesting estratégias é uma ferramenta útil para comerciantes técnicos, é importante considerar como um backtest pode diferir das condições reais do mercado.


Outro exemplo: se uma estratégia propositadamente (ou inadvertidamente) seleciona ações com baixo volume de negociação, pode não ser possível obter o preço das ações usado no backtest. Você pode facilmente ser forçado a comprar a preços mais elevados e vender a preços mais baixos do que o backtest.


Pode backtesting realmente ser usado para desenvolver uma estratégia viável que funciona no mercado real?


Isso continua a ser visto, mas vamos tentar em uma experiência ao vivo aqui em Seeking Alpha. Mais detalhes estão disponíveis aqui.

No comments:

Post a Comment